Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

A Casa de Pesca do Marquês de Pombal

25.07.18 | Os bloggers

A Casa de Pesca do Marquês de Pombal localiza-se em Oeiras, integrada na Quinta do Marquês de Pombal e onde actualmente funciona a Estação Agronómica Nacional / Ministério da Agricultura, que apesar de ser um local com controlo de acesso, é relativamente fácil aceder a este bonito recanto.

_DSC5897.jpg

Está classificada como monumento nacional desde a década de 40 do século passado, mas actualmente este bonito e importante local está entregue ao abandono por causa da falta de entendimento entre a Câmara de Oeiras e o Ministério da Agricultura.

_DSC5883.jpg_DSC5895.jpg

O conjunto arquitectónico - composto pela casa, tanque de pesca e áreas verdes envolventes - foi mandado construir pelo Marquês de Pombal para fins lúdicos, que consistiam em períodos de grande pescaria entre amigos durante os tempos livres. Segundo os registos da época, o Marquês anunciava a sua chegada enviando um pombo correio e era nessa altura que os seus empregados se deslocavam à Ribeira da Lage para apanhar os peixes que seriam colocados no tanque de pesca.

_DSC5939.jpg_DSC5942.jpg_DSC5922.jpg

Na parte de baixo existe o que já foi em tempos um jardim, ladeado por três majestosas estruturas que servem de portão de entrada, com uma fonte central com a forma do brasão da Família Carvalho e com várias árvores de grande porte.

_DSC5887.jpg_DSC5889.jpg_DSC5890.jpg_DSC5894.jpg

Apesar de abandonado o local continua a deslumbrar com a sua paisagem invulgar, a sua majestosa arquitectura, o tanque imponente ornamentado por uma fonte com figuras piscícolas e os magníficos painéis de azulejos que completam e ornamentam o cenário.

_DSC5967.jpg_DSC5968.jpg_DSC5905.jpg

Já tinham ouvido falar deste local? Mesmo abandonado, merece uma visita!

_DSC5951.jpg

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

12 comentários

Comentar post