Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

À descoberta das aldeias de Xisto, a continuação

05.04.18 | Os bloggers

Após a passagem pela aldeia de Cabeça, continuámos o passeio pelas sinuosas estradas da serra.

A aldeia que se seguiu no percurso foi Casal do Rei. É considerada a mais típica aldeia de xisto do Parque Natural da Serra da Estrela. Além das habitações de xisto que a compõem, destacam-se o Moinho de água, o Lagar de Azeite e uma Ponte.

_DSC5407.jpg

Como já referimos no post anterior, este não era o plano principal, aproveitámos este trajecto para desfrutar da paisagem e reter os pontos a visitar numa próxima vez. Como não visitámos os pontos de interesse em Casal do Rei, só temos mesmo fotos da paisagem da aldeia.

_DSC5408.jpg

Continuámos o trajecto, a paisagem alternava entre o negro com que os fogos do passado Verão cobriram as encostas e com o verde que rodeia as aldeias que passaram por momentos de aflição nessa altura. Os socalcos criados para a agricultura também predominam na paisagem.

_DSC5410.jpg_DSC5411.jpg

Até que chegámos a Foz d'Égua. 

Foz d'Égua pertence à freguesia de Piodão e já se localiza na Serra do Açor. À semelhança das anteriores, também esta se caracteriza pelas suas casas de xisto e lousa.

_DSC5419.jpg

Não sendo tão conhecida como o Piodão, é igualmente deslumbrante. Para a tornar ainda mais pitoresca, um habitante local decidiu construir uma ponte estilo "Indiana Jones", um altar e um presépio gigantes na colina mesmo em frente à aldeia. 

_DSC5412.jpg_DSC5416.jpg

É aqui que se encontram duas ribeiras, a ribeira de Piodão e a ribeira de Chãs, que em conjunto formam uma belíssima praia fluvial muito concorrida no Verão. 

_DSC5417.jpg_DSC5413.jpg

Ficámos com muita vontade de voltar, com mais tempo e quando estiver mais calor para explorar e desfrutar de todos estes locais.

Agora já devem saber qual foi o nosso destino final, uma pista, o nome já foi referido neste post.

Bons passeios!

 

Próximo post já disponível: Piódão, uma aldeia mágica  

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

2 comentários

Comentar post