Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

A "Fórmula 1 do mar" está a chegar a Lisboa (Actualizado)

26.05.15 | Os bloggers

É já na madrugada do dia 27 de Maio que vão entrar no Tejo as seis embarcações que partiram de Newport nos Estados Unidos no dia 17 de Maio para mais uma etapa desta mítica regata com destino à nossa Capital.

volvo-5.jpg

A Volvo Ocean Race é a mais antiga e conhecida regata em torno do mundo em barcos à vela, que se realiza de três em três anos. A regata atravessa quatro oceanos, cinco continentes e tem uma duração média de nove meses, em que se percorrem 37 mil milhas náuticas, ou seja, cerca de 69 mil km. Esta é provavelmente também uma das mais duras provas desportivas em que tripulações e embarcações são testados aos limites em cada "perna" (etapa) entre portos, por vezes cada "perna" destas dura cerca de 30 dias e a navegação é feita dia e noite, com temperaturas a oscilar entre os -5º e os 40º. 

Este ano os barcos são os VO 65, foram projectados de forma igual para todas as equipas pelos técnicos e engenheiros da reconhecida casa Farr Yacht Design e construídos por um dos quatro construtores oficiais - Green Marine no Reino Unido, Decision na Suiça, Multiplast em França e Persico em Itália. Desta forma, pretende-se uma igualidade entre embarcações fazendo com que a perícia e habilidade de navegação da tripulação seja recompensada.

Este ano estão sete equipas em competição, são a Team Brunel, MAPFRE, Dongfeng Race Team, Team Alvimedica, Abu Dhabi Ocean Racing, Team SCA e a Vestas Wind. Entre os velejadores estão representados 19 países e existe a particularidade da Team SCA ser composta exclusivamente por mulheres.

 

Em terra é tudo mais calmo, a Race Village está instalada na Doca de Pedrouços em Algés e abriu portas no dia 25 de Maio, encerrando a 7 de Junho, com a partida das embarcações para mais uma etapa com destino a Lorient, França.

Durante estas duas semanas, Lisboa torna-se assim no centro das atenções dos aficcionados de desportos náuticos, mas a festa estende-se a toda a população, com workshops, concertos e espectáculos de fogo de artifício, entre outras actividades. Nos concertos iremos ter nomes bastante conhecidos como por exemplo Miguel Araújo, Carlão, Blasted Mechanism, entre outros e tudo isto com entrada gratuita!

 

 

E nós como amantes do mar e fãs de desportos náuticos não vamos faltar! Acompanham-nos? 

 

ACTUALIZAÇÃO:

Eram cerca de 6h da madrugada quando chegou a primeira embarcação à linha de meta.

A classificação desta "perna" foi a seguinte:

1 - Team Brunel

2 - MAPFRE

3 - Team Alvimedica

4 - Dongfeng Race Team

5 - Abu Dhabi Ocean Racing

6 - Team SCA

7 - Team Vestas Wind

 

Agora é altura de podermos apreciar estas obras de engenharia naval e usufruir de todo o espírito da Race Village!

 

Cartaz:  http://mediaserver3.rr.pt/RFM2010/Cartaz_VOR_horizontal1957f862.jpg

Site oficial: http://www.volvooceanrace.com/en/home.html

Tracker: http://www.volvooceanrace.com/en/dashboard.html