Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Coimbra, uma das jóias escondidas da Europa

por Os bloggers, em 15.08.15

Já devem conhecer o site "European Best Destinations" e as suas listas de destinos paradisíacos dentro da Europa, onde Portugal aparece representado várias vezes com as cidades de Lisboa e Porto, as Ilhas da Madeira e Açores e com as regiões do Alentejo e Algarve.

 

Desta vez decidiram elaborar uma lista intitulada de "As melhores jóias escondidas da Europa 2015" e, apesar de não haver propriamente um ranking, Coimbra surge logo num honroso 4º Lugar.

DSC01057.jpg

Vista de Coimbra a partir da Quinta das Lágrimas

 

Esta lista destaca cidades espalhadas pela Europa que não costumam figurar no topo de opções de destinos de viagens, mas que escondem beleza e uma certa magia que as torna diferentes. Além de Coimbra surgem cidades como Piran, uma das cidades mais fotogénicas do Mediterrâneo, Portofino e Burano em Itália, Hvar na Croácia, Mellieha em Malta, entre outras. 

 

Sobre Coimbra, o site destaca factos históricos, como ter sido Capital de Portugal durante 200 anos, os vestígios Romanos e o Museu Machado de Castro, a sua mística especial ligada à Universidade e aos Estudantes de Coimbra e as memórias que lhes ficam gravadas para sempre pelo espírito académico único no país.

 

E o que temos nós para dizer de Coimbra? Bem, para começar, é a nossa Capital de Distrito e a cidade berço e académica do cromossoma Y cá do blog.

Como conhecemos Coimbra praticamente desde que nascemos fomos assistindo à sua evolução e uma das grandes mudanças foi sem dúvida quando o Parque Verde do Mondego foi inaugurado, foi o momento em que a cidade deixou de viver virada para a Universidade e passou a oferecer as margens do Mondego à população e aos turistas dando mais luz e vida à sua baixa.

É uma cidade com um ritmo frenético durante os meses de aulas, com toda a vida dos estudantes universitários e as inúmeras festas académicas e com uma calma inquietante durante os meses de Verão, chegando a parecer uma aldeia. Merece por isso ser visitada pelo menos duas vezes por ano, para poderem viver estes dois lados tão distintos que a cidade oferece.

 

O que visitar

Coimbra tem um leque variado de ofertas na área dos monumentos, jardins e museus, mas nós também aconselhamos a reserva de uns dias para explorar os arredores.

 

Na área dos monumentos destacamos os Mosteiros de Santa Clara-a-Nova e de Santa Clara-a-Velha, o Portugal dos Pequenitos, a Sé Nova e a Sé Velha, a Universidade de Coimbra e a Biblioteca Joanina, o Arco de Almedina, o Pátio da Inquisição e a Igreja de Santa Cruz.

DSC00753.jpg

IMG_20140919_163705_a.jpgIgreja de Santa Cruz

 

 

Nos museus destacamos a Casa-Museu Miguel Torga, o Museu Académico, o Museu da Água, o Museu da Ciência, o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra e o Museu Nacional Machado de Castro, este último pode ser visitado gratuitamente no primeiro Domingo do mês (mais info).

5042054733_be94b55c90_z.jpgMuseu Nacional Machado de CastroDSC01039.jpgFonte dos Amores - Quinta das Lágrimas

 

Para desfrutar da natureza e continuar a explorar a cidade, aconselhamos o Jardim Sá da Bandeira, os Jardins da Quinta das Lágrimas, o Jardim da Sereia (Parque de Santa Cruz), a Lapa dos Esteios, o Parque Manuel Braga, o Mata Nacional do Choupal, o Parque Verde do Mondego, o Penedo da Saudade e um passeio pelo Mondego a bordo do Basófias.

DSC00777.jpgParque Manuel Braga

DSC00773.jpgParque Verde do Mondego

 

Nos arredores destacamos as Ruínas de Conimbriga, as Aldeias do Xisto  e as praias da Figueira da Foz.

 

Onde comer

Pela cidade existem bastantes restaurantes pelo que não terão dificuldades em encontrar um para matar a fome e recuperar energias, no entanto, gostamos de destacar a Cervejaria Praxis, que tem uma agradável esplanada e onde é produzida uma Cerveja Artesanal divinal com o mesmo nome; o Restaurante O Açude com a sua alargada carta de vinhos e gin's; a Casa das Caldeiras, como o nome sugere, é a antiga casa das caldeiras do antigo hospital universitário que merece uma visita não só pela peculiar decoração como pelos deliciosos hambúrgueres; o famoso Zé Manel dos Ossos com os seus deliciosos pratos e petiscos e ainda o restaurante Adega Paço Do Conde com uns grelhados fantásticos.

 

Pela noite

À noite, se preferirem descontrair no silêncio que o rio oferece e a noite assim o permitir, aconselhamos um passeio pelas margens do Mondego, desfrutando da encosta iluminada da cidade, com a Universidade a coroar o cenário.

Se preferirem beber algo, existem inúmeros bares de fado pela baixa da cidade e pelas ruas que sobem até à Universidade, nós preferimos destacar o Galeria Bar de Santa Clara, pelo seu ambiente acolhedor e a sua esplanada com vista para toda a cidade.

 

Onde ficar

No que respeita a hotelaria a cidade dispõe de hotéis modernos e confortáveis que satisfazem as necessidades do turista mais prático ao mais requintado, se preferirem ficar acomodados num local com história, têm o Hotel Astória e o Hotel Quinta das Lágrimas.

 

Como chegar

Conseguem facilmente chegar a Coimbra de automóvel ou transportes públicos, a cidade dispõe de estações de comboios com ligação a Lisboa e Porto, de terminal de autocarros para todos os pontos do país e é servida por uma rede de estradas com ligação à principal auto-estrada do país.

 

Para se deslocarem pela cidade, se tiverem uma boa condição física, aconselhamos a visita à cidade a pé, afinal é pelas ruas apertadas e íngremes que vão encontrar um variado leque de bares e lojas tradicionais e facilmente conseguem visitar todos os pontos de interesse a pé, aconselhamos no entanto calçado prático e confortável. Senão, existe uma rede de autocarros turísticos e também já existem alguns Tuk-Tuk.

 

IMG_20150815_112344.jpgPonte pedonal Pedro e Inês

 

Deixamo-vos agora alguns links de interesse para vos ajudar a planear a visita.

 

Turismo de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra

Europe's Best Hidden Gems 2015

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:48



Mais sobre mim

foto do autor


Sigam-nos


O melhor blog do mundo


Instagram




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.