Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dicas de Fotografia em Viagem

por Os bloggers, em 17.06.16

Quem gosta de viajar gosta de fotografar os lugares por onde passa. São os registos das nossas memórias que acabam por ser a interpretação dos cenários que ficamos a conhecer, que gostamos de recordar e partilhar com os outros. Hoje gostaríamos de deixar aqui algumas dicas sobre a fotografia em viagem, pois tem algumas particularidades.

DSC03578.jpg

Começamos por um ponto fundamental: a gestão das expectativas dos viajantes, sobretudo para os amantes da fotografia. Apesar de ser importantíssimo fazer um trabalho prévio para não se perder tempo a fazê-lo durante a viagem, verificando quais os pontos de interesse para fotografar, bem como uma análise de cenários e possibilidades através das fotografias de outras pessoas, temos de ter noção das possíveis limitações que vamos encontrar e da probabilidade de não conseguirmos obter resultados idênticos aos trabalhos fotográficos que consultámos.

DSC01477.jpg

A verdade é que as condições variam bastante e nem sempre conseguimos apanhar “aquele” por-do-sol ou “aquela” luz fantástica. Para além disso, se estamos a viajar temos de lidar com uma logística que nem sempre nos permite estar no “local certo à hora certa” para conseguirmos tirar a fotografia dos nossos sonhos. Se o nosso objetivo é desfrutar, temos de aprender a tirar partido do que os dias nos podem proporcionar e não ficarmos “presos” à espera de determinados momentos. A fotografia de viagem deve ser entendida como um registo documental. E quem sabe pelo meio não conseguimos tirar a fotografia da nossa vida?

 

A dica é não procurar fazer apenas imagens artísticas, mas sim também documentais para terem um conjunto final de fotografias diversificado.

DSC02963.jpg

Outro ponto que achamos fundamental, e apesar de dedicarmos este artigo à fotografia e assumirmos a paixão, é não esquecerem de aproveitar a viagem. É verdade que a tendência é querermos tirar fotografias a tudo e mais alguma coisa, mas há momentos que podemos guardar apenas na nossa memória. Pousar a câmara e observar o que acontece à nossa volta, interagir com as pessoas, conhecer novas histórias, ouvir, sentir os cheiros e provar os novos sabores é essencial para mais tarde recordarmos uma viagem como uma experiência verdadeiramente enriquecedora.

DSC00746.jpgDSC02427.jpg

 

Mas voltemos à fotografia.

Em relação ao material que devemos levar connosco, não vale a pena levar muito equipamento fotográfico, pois só irá tornar a viagem mais complicada e não é garantia das melhores fotografias. A não ser que sejamos fotógrafos profissionais ou que a viagem tenha como principal propósito, precisamente, a fotografia! Conhecemos muitos fotógrafos em Lisboa que preferem ter peso a mais na mochila do que se arrependerem de não ter levado equipamento que lhes faça falta!

No entanto, para o viajante comum hoje em dia as câmaras compactas e até mesmo as de determinados modelos de telemóveis podem apresentar excelentes resultados e são muito fáceis de transportar. Já os tablets geralmente têm muito pouca qualidade.

DSC01203.jpg

Entretanto, independentemente da máquina que escolherem, é essencial configurarem-na para a melhor resolução possível. Se têm receio de não ter memória suficiente, apostem em cartões de memória extra, até porque não vão querer estar a limitar o número de fotografias a tirar. 

Aliás, é sempre bom tirar mais do que uma fotografia e experimentar diferentes ângulos. Não arrisquem uns olhos fechados ou uma foto tremida em frente a um monumento carismático ou a um cenário paradisíaco. Se não gostarem das fotos podem sempre apagar depois. 

Leiam também o manual da câmara para a ficarem a conhecer melhor e aproveitarem ao máximo as suas funcionalidades. 

_DSC6529.jpg

Durante a viagem, procurem locais pouco fotografados e não tenham medo de inovar. Usem também a vossa criatividade e saiam do óbvio na forma de organizar a vossa imagem, isto é, podem destacar em primeiro plano o que está no fundo ou a pessoa/objeto que está mais próximo, encontrar um equilíbrio diferente das cores e das formas, etc. 

Também não fiquem exatamente no mesmo lugar das outras pessoas e descubram novos ângulos: agachem-se, deitem-se no chão, subam para cima de um banco ou de um muro, olhem à vossa volta. “Espreitem” por portas, janelas e árvores, que podem ser usadas como moldura de diferentes cenários. 

DSC03274.jpgIMG-20160228-WA0006.jpg

Uma dica fácil para fazer a diferença nas fotografias é não colocar a pessoa ou objeto sempre no centro. Já ouviram falar da regra dos 3 terços? É simples: imaginem a tela dividida em 9 partes iguais, em que o cruzamento das linhas e dos pontos são as áreas de maior impacto visual da foto. Algumas câmaras têm mesmo a opção de mostrar essas linhas.

Enquadrem a pessoa ou objeto a fotografar de acordo com esses pontos. Nas fotos de paisagem, o cenário tem mais impacto quando o horizonte está num desses três terços, em vez do meio da foto. 

Sem Título.jpg

Entretanto, muita gente gosta de tirar fotografias ao por-do-sol, mas esquece-se da hora do “lusco-fusco”, que acontece no início ou no final do dia. Se aproveitarem bem a luz, vão poder brincar com ela e criar silhuetas a preto e branco e aproveitar as cores agradáveis, as sombras suaves e os detalhes que se tornam mais óbvios.Quando estiverem a fotografar olhem sempre para o segundo plano para se certificarem de que não está lá ninguém para vos “roubar a cena”, assim como algum objeto mais estranho. Se for necessário, mudem o ângulo e tentem outra composição diferente.

DSC08747-2.jpg

Uma outra dica importante na fotografia em viagem é não abusar do zoom. Ao aumentarem o zoom a imagem vai perdendo a resolução e fica distorcida, para além de aumentar as hipóteses de a foto sair tremida. O ideal, se possível, é aproximarem-se do que querem fotografar… mas não se metam em apuros!

DSC02359.jpg

Por fim, depois da viagem podem sempre editar as vossas imagens para torná-las ainda mais especiais. Hoje em dia não é preciso ser nenhum expert, pois existem inúmeras aplicações que o permitem fazer com facilidade, como a VSCO Cam, Photoshop Express, Pixlr Express e Snapseed, entre outros.

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:30


20 comentários

Imagem de perfil

De Melhor Amiga Procura-se a 17.06.2016 às 09:56

Adorei as dicas... Vou tentar por em prática :-)
Imagem de perfil

De Os bloggers a 17.06.2016 às 10:08

Muito Obrigado
Imagem de perfil

De Chic'Ana a 17.06.2016 às 10:30

Adorei o texto e as fotos estão verdadeiramente espetaculares!! Parabéns!
Imagem de perfil

De Os bloggers a 17.06.2016 às 10:42

Obrigado, duas delas são dos últimos passeios que vão sair em breve
Sem imagem de perfil

De osmag a 18.06.2016 às 09:16

Bom Dia e Bom Fim de Semana,

Lindas Fotos, eu sou amante de Fotografia, com as novas maquinas fotográficas e telefones, o mundo da fotografia está a passar por uma grande revolução, a fotografia é acessível a mais gente e a preços mais acessivéis. depois claro quem já anda nisto há muito tempo tempo, tem muitas opções a bons preços ( Box do Jumbo) ( Worten) etc. É curioso ver crianças com pequenos aparelhos fotográficos, iniciadas pelos pais na fotografia. A fotografia reflete o interior de cada um, o que lhe corre na alma, a beleza, a natureza, a multiculturalidade, o Homem, a cidade, a agua, céu etc. As vossas fotos são muito bonitas, dos vários temas. Imagino a beleza das vossas almas!! Continuem a enviar mais!! Hoje não é um dia qualquer é dia de PORTUGAL (PORTUGAL - AUSTRIA). Vamos lá rapazes façam lá uns golitos para animar a malta ; )
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 21:58

E já começamos a ver crianças a ganhar concusos de fotografia ao lado de fotógrafos profissionais com anos de experiência. Apesar de se poder trabalhar, também é preciso "ter olho" para o olhar certo

Muito obrigado e boa semana
Sem imagem de perfil

De 1111 a 27.06.2016 às 22:15

PORTUGALLLLLLLLLL
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 22:28

lolol é só na quinta feira
Imagem de perfil

De Sofia Silva a 27.06.2016 às 09:24

Uau!! Adorei! As fotografias estão fantásticas e as dicas são excelentes.
Um beijinho,
Sofia
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 09:58

Obrigado Sofia, beijinho e boa semana
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 27.06.2016 às 10:15

Cada vez mais, influenciada pelo Moço, tenho tirado partida da fotografia e tenho-me divertido com isso.

Acho a regra mais importante de todas essa do não nos esquecermos de viver a viagem, para conseguir boas fotos. Aliás, já tinha escrito sobre isso, no Viver por uma Lente: http://www.mariadaspalavras.com/viver-por-uma-lente-377293
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 21:56

Por vezes é complicado controlar o impulso de pegar na máquina, mas ao fim de algum tempo começamos a treinar o olho e também começamos a tirar menos fotos para atingir o resultado pretendido.
O teu post está giro, já tínhamos lido
Imagem de perfil

De Maria das Palavras a 27.06.2016 às 10:16

Ah, e as fotos estão todas bonitas, mas a luz dessa última..uau! Parabéns :)
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 21:54

Muito obrigado
Imagem de perfil

De Charme Fabuloso a 27.06.2016 às 10:57

Fotos espetaculares!
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 21:53

Muito obrigado
Imagem de perfil

De anas a 27.06.2016 às 11:50

Olá. Gostei muito das dicas! :D
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 21:53

Olá, muito obrigado
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 27.06.2016 às 14:58


Adorei!


Beijinhos
Imagem de perfil

De Os bloggers a 27.06.2016 às 21:53

Muito obrigado

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Sigam-nos


O melhor blog do mundo


Instagram




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Links

  •  




  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.