Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

O imponente Aqueduto dos Pegões

17.07.18 | Os bloggers

O Aqueduto dos Pegões localiza-se em Tomar.

_DSC7282.jpg

Para quem chega a Tomar vindo pelo IC9 usando a saída Tomar (Oeste), consegue distinguir ao longe a silhueta deste imponente aqueduto e é proibido sair da cidade sem o visitar.

_DSC7281.jpg_DSC7302.jpg

A sua construção remonta a 1593, no reinado de Filipe I de Portugal, foi desenhado pelo conceituado arquitecto Filipe Terzi e concluído em 1614. Foi construído com o objectivo de abastecer de água o Convento de Cristo. O aqueduto era alimentado por 4 nascentes. 

_DSC7321.jpg_DSC7322.jpg

Tem cerca de 6 km, mas a maior parte está soterrada e a sua altura máxima é de 30 metros. É um dos maiores e mais imponentes aquedutos de Portugal e apesar de estar classificado desde 1910 como Monumento Nacional, encontra-se um pouco ao abandono. A sua visita requer alguns cuidados para quem sobe ao topo, não existem protecções e não é aconselhável a quem tem medo de altura.

_DSC7319.jpg_DSC7309.jpg

Depois de visitar o Convento de Cristo, onde é possível ver uma parte do aqueduto, demos um pulinho até à parte do aqueduto que atravessa o Vale de Pegões para o conhecer e disparar uns clicks.

_DSC7312.jpg

Vale a pena o desvio para conhecer esta belíssima obra, que foi considerada uma das principais obras públicas do séc. XVII. 

Já conhecem?

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.