Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Piódão, uma aldeia mágica

09.04.18 | Os bloggers

Depois de uma visita à Serra da Estrela, que estava coberta de neve (bonita, como sempre!), descemos em direcção a Cabeça (a primeira Aldeia Led de Portugal), passámos por Casal do Rei e Foz d'Égua, até chegarmos ao nosso destino - Piódão. E assim desvendamos (como prometido) o nosso destino!

_DSC5435.jpg

As beleza destas aldeias, imortalizada pelo tempo e com a neve como pano de fundo, transmitem uma sensação de paz e plenitude, que só se consegue quando se está em plena hamornia com a natureza.

_DSC5496.jpg

O contraste da pedra do xisto, com o verde dos sucalcos das encostas e os picos de neve lá ao fundo produzem um quadro de grande beleza.

 

Chegámos a Piódão, também apelidada de "aldeia presépio".

_DSC5440.jpg_DSC5443.jpg

Calcurreámos as ruas e ruelas do Piódão e parámos num dos cafés locais para lanchar uma sandes de presunto. Para casa trouxemos uma torta de batata. Estavam muitos visitantes, como nós, a conhecer e apreciar a beleza do local.

_DSC5447.jpg_DSC5449.jpg_DSC5450.jpg_DSC5457.jpg_DSC5454.jpg

Concordamos a 100% com uma placa informativa que descobrimos na aldeia: "Subindo pela escarpa abrupta em forma de anfiteatro, humildemente entalhada na paisagem que a envolve, a aldeia mantém ainda o traçado antido e irregular, tão característico das aldeias medievais. A sensação de harmonia e integração no meio é de tal forma intensa, que tudo parece ter sido concebido de uma só vez, numa genial composição urbanística. Ruas estreitas e sinuosas abrem-se aqui e além em recantos diversificados. Solta-se à vista do chão de xisto, as paredes das casas e os telhados, apenas o azul forte das portas e dos frisos das janelas. As casas descem de socalco em socalco, para se alargarem então na vasta praça que constitui o centro da aldeia, onde se ergue a Igreja Matriz." Não há melhor descrição do que esta!

_DSC5461.jpg_DSC5446.jpg_DSC5471.jpg

Já conhecem este belo recanto "escondido" de Portugal?

_DSC5490.jpg_DSC5495.jpg

Apreciem as fotos e dêem lá um saltinho!

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

8 comentários

Comentar post