Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pitões das Júnias

por Os bloggers, em 08.06.16

Descobrimos um local mágico!

Foi durante a nossa viagem por Trás-os-Montes, que fomos descobrir a bela e remota freguesia de Pitões das Júnias.

Já tinham ouvido falar? Nós não conhecíamos, mas quando começámos a procurar sítios imperdíveis para visitar neste região, Pitões das Júnias destacou-se desde logo e era impossível não figurar no nosso roteiro.

Parece que por ali não passou o tempo, sentimo-nos a  viajar umas quantas décadas para trás e tudo em plena harmonia com a natureza. Pitões das Júnias é uma pitoresca freguesia pertencente ao concelho de Montalegre e em pleno Parque Natural da Peneda-Gerês, a mais de 1000 metros de altitude.

Para além de se tratar de uma aldeia com traços medievais, com construções em pedra, com montes e vales a servir de pano de fundo, esta aldeia tem um segredo bem guardado - o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, abandonado e localizado num vale isolado, junto a um riacho.

A origem deste antigo mosteiro, classificado como monumento nacional, remonta ao ano de 1147. Os primeiros habitantes foram os Monges da Ordem de São Bento. Este monges viviam em isolamento, como ditavam os costumes, e dependiam da pastorícia.

Trata-se de local muito bonito, onde ainda hoje se pode apreciar a paz e onde único ruído é o da natureza.

A caminhada que nos levou até ao mosteiro foi ligeiramente sinuosa, mas sem dúvida compensadora. Primeiro fomos por uma estrada com paralelos, depois terra batida e finalmente por um caminho com pedras, guiados pelo som do riacho. Muita aventura e expectativa, até que se vislumbra o belo Mosteiro, à beira do riacho e de um antigo moinho. Que imagem compensadora!

A seguir foi altura de apreciar a genuína beleza do local e tirar umas fotografias para mais tarde recordar.

DSC01917.jpgDSC01922.jpgDSC01924.jpgDSC01940.jpgDSC01926.jpgDSC01937.jpgDSC01944.jpg

A despedida foi difícil, apetecia-nos ficar por ali mais algum tempo, mas como não era possível, restou-nos virar para trás e tirar mais uma foto.

Bons passeios!

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:30

20 comentários

De anacb a 08.06.2016 às 10:11

Estive lá há alguns anos, é realmente um local lindo e muito tranquilo. Merece ser recuperado e divulgado, mas dá para perceber que continua tudo na mesma. Felizmente por um lado, infelizmente por outro.
As fotos estão óptimas, parabéns! E bons passeios :-)

De Os bloggers a 09.06.2016 às 22:44

Muito obrigado
Por acaso até achámos que estava relativamente bem cuidado, a erva em volta das ruínas estava aparada, tendo em conta a primavera chuvosa que esteve, se não a tivessem aparado devia ser quase impossível lá chegar. Também se nota que o telhado é recente. Talvez a ideia seja manter aquele aspecto de ruína para manter a magia

De Diana Rodrigues a 08.06.2016 às 10:36

Fiquei com curiosidade de ir ver.
Então aquele riacho convenceu-me mesmo a pôr este local na lista "a visitar".

De Os bloggers a 09.06.2016 às 22:45

Vale a pena, a caminhada é sinuosa mas chegando lá, vale todos os passinhos

De Chic'Ana a 08.06.2016 às 11:31

É um lugar muito pitoresco! =) Adorei as imagens!
Beijinhos

De Os bloggers a 09.06.2016 às 22:45

É mesmo, e só se ouve o riacho a correr.

Obrigado

De Melhor Amiga Procura-se a 08.06.2016 às 14:30

Nunca ouvi falar dessa terra, mas as fotos conquistam...

De Os bloggers a 09.06.2016 às 22:47

Obrigado
É verdade que a terrinha é mesmo escondida no meio dos montes! Mas vale a pena a visita

De OM a 09.06.2016 às 11:08

Lindas fotos! A natureza é de uma beleza infinita! O património parece um pouco ao abandono, claro que não há verbas financeiras para grandes tratamentos mas por exemplo cortar ervas, será que é preciso um orçamento muito grande por parte das camaras e juntas de freguesia???
Belas paisagens ..

De Os bloggers a 09.06.2016 às 22:49

Muito obrigado
As ervas em torno das ruínas estavam aparadas, só na beira do riacho é que havia mais vegetação, mas no geral notava-se que costumam fazer trabalhos de manutenção.

De Maria Araújo a 11.06.2016 às 17:30

Linda fotografias.
Estive muito perto, em setembro passado, quando fui passar o fim-de-semana à aldeia de uma amiga, e fomos às Lagoas.
Já combinamos voltar e visitarmos Pitões e algumas aldeias, assim como fazer o percurso das Minas dos Carris, Gerês.

De Os bloggers a 14.06.2016 às 11:21

Esse percurso das Minas dos Carris parece espectacular, estivemos a investigar e a ver algumas fotos. Antes de irmos para Pitões também passámos por umas minas, as Minas da Borralha. Mas Pitões conquistou-nos mesmo!

De aalmeidah a 14.06.2016 às 09:09

Tal e qual.
Estive por lá o ano passado e naturalmente para além da aldeia, descemos ao mosteiro. A única diferença, então o regato, o ribeiro de Campesinho, apresentava-se bem menos caudaloso. Mas na altura, um ligeiro nevoeiro ajudou ao cenário de mistério e quietude.

De Os bloggers a 14.06.2016 às 11:22

Aquele local com nevoeiro deve ser um cenário deslumbrante, não há fotos?

De Joana a 17.06.2016 às 20:14

Fomos lá há cerca de meio ano com uns amigos, num dia gelado (apesar de nada em redor de Pitões estar àquela temperatura) e cheio de nevoeiro. O ambiente misterioso tornou tudo hiper interessante! Fizemos uma caminhada enorme e acho que, por momentos, até nos perdemos - mas logo retomámos o caminho certo! É certo que não tivemos direito a vislumbres de paisagens no horizonte, nem um calorzinho bom, mas fizemos um piquenique num alto, entre pingos de chuva e uns tímidos raios de sol por entre as nuvens, e foi... inesquecível! Adorámos! [=)]

De Mochila Vermelha a 18.08.2016 às 12:34

Wow! Visitei Pitões das Júnias devia ter uns 15 anos! Lindooo! E esse mosteiro incrível, pelo menos não parece ter-se degradado, espero que não! Que vontade de aí voltar!

De Os bloggers a 18.08.2016 às 12:39

Ficámos com a sensação que o Mosteiro até teve obras recentes, pelo menos o telhado parecia ser novo e toda a área envolvente estava cuidada. É um sítio espectacular, é pena ficar um pouco fora de mão!

De Mochila Vermelha a 18.08.2016 às 12:49

Ainda bem! Boas notícias! Fico muito triste quando vejo o nosso património edificado a degradar-se!

De Anónimo a 27.06.2017 às 18:14

Se encontrarem um cãozinho de raça Pug com o nome de Lucas contactem por favor :910048725.
Fugiu no domingo 25 de junho de 2017 com o barulho dos foguetes assustou-se.

Se tiverem alguma informação avisem pf.
Ofereço recompensa.

De Os bloggers a 27.06.2017 às 19:00

Esperamos que o encontrem rápido e que esteja bem.

Comentar post

39. D

Links

• Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.