Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Pôr do Sol em Monsaraz

30.03.16 | Os bloggers

Para terminar a nossa escapadinha pelo Alentejo em grande, demos um pulinho à Vila Medieval de Monsaraz.

De Évora a Monsaraz são cerca de 50 minutos por estrada nacional. É uma viagem muito agradável, as planícies verdejantes a perder de vista salpicadas pelos sobreiros e montes com as casas caiadas de branco criam paisagens deslumbrantes.

Pelo caminho é obrigatória uma breve paragem em Reguengos de Monsaraz onde podemos visitar alguns vestígios megalíticos e a sua Igreja Matriz, em São Pedro do Corval, uma pequena freguesia que tem o título de primeiro centro Oleiro do País com cerca de 20 olarias em funcionamento e nas Antas do Olival da Pega.

 

Quando nos aproximamos de Monsaraz é possível vislumbrar no alto da colina a vila protegida pelas muralhas com o casario caiado de branco a contrastar com o castanho da fortaleza e de onde se destaca a Torre de Menagem.

DSC00845.jpg

DSC00849.jpg

Ao subirmos a colina a vista começa a transformar-se, passa a ser possível admirar do alto toda a beleza da planície alentejana e o enorme lago com pequenas ilhotas que a barragem do Alqueva criou.

Parámos no primeiro miradouro que fica a meio da colina mas já temos uma vista fantástica sobre o lago e onde nos podemos sentar nuns bancos a admirar a paisagem. Neste miradouro existe também uma estátua de homenagem ao Cante Alentejano.

DSC00866.jpg

DSC00872.jpg

Como o sol já se começava a pôr, apressámo-nos a fazer o resto do percurso para estacionar e visitar a vila. Não é possível entrar com o carro dentro das muralhas mas existem vários estacionamentos bem assinalados.

Assim que entramos nas muralhas é como se fizessemos uma viagem ao passado, as ruas de xisto negro a contrastar com o branco das paredes das casas e os apontamentos medievais bem conservados, é como se o tempo tivesse parado neste cantinho.

DSC00874.jpg

DSC00878.jpg

Pela vila existem vários pontos que merecem destaque como a Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa, o Castelo de Monsaraz e a sua Torre de Menagem, o Pelourinho, as lojas de velharias e artesanato local, a Porta de Évora, a Porta da Vila, os Antigos Paços da Audiência e os vários miradouros que se encontram ao longo das muralhas para admirar a imensidão da planície alentejana ou do lago de Alqueva.

DSC00877.jpg

DSC00881.jpg

DSC00917.jpg

DSC00957.jpg

DSC00951.jpg

Como o cansaço já se fazia sentir, decidimos que era altura de nos sentarmos e desfrutarmos do pôr do sol que foi simplesmente deslumbrante, um autêntico bailado de cores no céu. 

DSC00937.jpg

DSC00940.jpg

DSC00968.jpg

DSC00975.jpg

Para terminar esta visita e como precisávamos de alguma energia extra para a viagem, fizemos uma paragem na Taverna Os Templários onde degustámos uma saborosa sandes de presunto. Ficámos com vontade de voltar para degustar outras iguarias regionais na esplanada com vista para o lago do Alqueva.

Na saída ainda houve tempo para mais um registo fotográfico da Porta da Vila.

DSC00987.jpg

Agora que a reposição dos feriados é oficial, já não há desculpa para não visitarem este cantinho alentejano que é Monumento Nacional.

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

22 comentários

Comentar post