Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Portugal Escondido | À descoberta de Celorico da Beira

19.04.15 | Os bloggers

Portugal tem uma beleza extraordinária de Norte a Sul do país, não esquecendo as Ilhas, que é impossível não admirar!

Adoramos passear (não se nota nada!!!) e para "validar" a justiça da reportagem da CNN que elogia o coração de Portugal, perdemo-nos mais uma vez pelo centro do país!

 

Um dos nossos destinos foi Celorico da Beira. Nunca lá tínhamos estado, ficámos surpreendidos pela beleza genuína e abrilhantada por um belo Castelo.

Celorico da Beira é uma vila Portuguesa que pertence ao distrito da Guarda, distando 23 km da Guarda e 48 km de Viseu.

_DSC6548.jpgIgreja de Santa Maria

 

É uma vila bonita, que cresceu pela encosta do Castelo... Casas beirãs em pedra, ruas harmoniosas, flores em todos os recantos... Cruzámo-nos com idosos felizes, crianças animadas, gatos fugidios e cães simpáticos, no nosso trilho até ao Castelo!

 

_DSC6543.jpgIgreja da Misericórdia 

 

_DSC6555.jpgPelas ruas de Celorico da Beira

 

_DSC6556.jpgPelas ruas de Celorico da Beira

 

_DSC6542.jpgCapela de Santa Luzia

 

O Castelo de Celorico da Beira foi erigido num monte granítico a 550 metros de altitude, nos reinados de D. Afonso Henriques e D. Sancho I. O que hoje resta corresponde à cidadela, com uma cerca completamente fechada e a Torre de Menagem. Tem um formato oval irregular, onde se identificam elementos do estilo românico e do estilo gótico. Os muros conservam as escadas de acesso e são rasgados por duas portas de volta quebrada, por onde podemos entrar.

_DSC6558.jpgUma das portas de entrada para o Castelo

 

O Castelo foi recuperado na última década, proporcionando um agradável passeio através da história, com os montes e vales da Serra da Estrela como pano de fundo... As fotos não nos deixam mentir!

_DSC6582.jpg

_DSC6576.jpgTorre de Menagem e vista do interior do Castelo para o vale

 

Celorico da Beira é também uma vila conhecida pelo merecido título de capital do queijo da Serra da Estrela. Por isso mesmo, na zona histórica de Celorico da Beira, perto do Castelo e em frente à Igreja de Santa Maria, nasceu o Solar do Queijo. Trata-se de um edifício construído no século XVII, onde se pode hoje em dia degustar e adquirir o afamado Queijo da Serra e visitar uma exposição de utensílios utilizados no fabrico artesanal do queijo. 

_DSC6589.jpgSolar do Queijo de Celorico da Beira

 

No centro histórico podemos também encontrar a Torre do Relógio, construção que suscita algumas dúvidas sobre a sua data de construção e utilidade, supondo-se que tenha sido construída entre os séculos XIV e XVII e que confere uma beleza adicional à Praça 5 de Outubro.

_DSC6553.jpgTorre do Relógio

 

Não deixem de visitar Celorico da Beira! :)

 

Turismo de Celorico da Beira: http://www.cm-celoricodabeira.pt/turismo/Paginas/default.aspx

 

 

1 comentário

Comentar post