Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Roteiro Doce - Os Ovos Moles de Aveiro

por Os bloggers, em 28.02.15

Os Ovos Moles de Aveiro são uma das maravilhosas heranças da doçaria conventual portuguesa, tendo sido incluídos pela Comissão Europeia na lista de denominações de indicações geográficas protegidas (IGP). Como o nome indica, são típicos de Aveiro, mas a sua fama é tão grande, que se podem encontrar em qualquer recanto deste nosso Portugal. Já Eça de Queirós os elogiava nos Maias!

 

Consta que até ao século XIX as freiras utilizavam as claras de ovo para engomar os seus hábitos. E o que fazer às gemas? Ora, doces conventuais, nem mais! É esta a origem de muita da doçaria conventual portuguesa e os Ovos Moles não são excepção! Felizmente que o segredo de tais iguarias saltou os conventos e foi perpetuando até aos dias de hoje.

 

Os Ovos Moles são feitos simplesmente com ovos e açúcar, minuciosamente misturados, obedecendo a um conjunto de procedimentos para que saiam perfeitos. Frequentemente são envoltos em hóstia (massa especial de farinha de trigo) e assumem a forma de conchas, amêijoas ou búzios... finamente selada com uma calda de açucar. O creme dos Ovos Moles pode também ser comercializado em pequenas barricas de madeira ou taças, com pinturas dos moliceiros de Aveiro. Deliciosos!

ovos-moles.jpgEm Aveiro há várias fábricas de Ovos Moles, que podem ser visitadas, dando a conhecer e a degustar estas pequenas maravilhas. E porque não ir até Aveiro, comer uns Ovos Moles e passear num moliceiro? Rima perfeita!

 

Se não conseguir ir até Aveiro e estiver perto de Lisboa, está com sorte! Muita sorte! Abriu a Casa dos Ovos Moles na Calçada da Estrela! Este espaço vem complementar um primeiro espaço do mesmo grupo, aberto no Mercado de Campo de Ourique, desde o início de 2014. Esta nova loja serve pequenos-almoços e lanches e abriu numa antiga drogaria, mantendo o chão e as montras originais. Para além dos Ovos Moles pode deliciar-se com outros doces conventuais, vinhos, licores e adquirir louça Bordallo Pinheiro. 

 

De que é que está à espera? Nós já estamos a caminho, encontramo-nos lá!

 

Website: https://www.facebook.com/casadosovosmolesemlisboa

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:06



Mais sobre mim

foto do autor


Sigam-nos


O melhor blog do mundo


Instagram




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Links

  •  




  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.