Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Viagens | Ilha de Boavista, o paraíso!

por Os bloggers, em 02.06.15

São 4 horas, apenas 4 horas de avião e estamos num dos muitos paraísos da Terra!

É esta proximidade e o conforto da língua (estamos quase em casa!), associados a uma paisagem paradisíaca, que tornam Cabo Verde um destino cada vez mais apetecível!

 

Aterrámos na Ilha de Boavista!

Boavista ou Boa Vista é uma das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde, pertence ao grupo do Barlavento e é a terceira maior do país (embora uma das menos povoadas). Tem uma extensão de 31 por 29 km e a sua maior povoação é a vila de Sal Rei, a capital, com cerca de 2500 habitantes.

 

A ilha é árida, mas rodeada por 55 km de praia, com areia dourada, dunas e água cristalina, com temperatura de mar raramente abaixo dos 22ºC. O clima é tropical, com temperaturas que pouco variam ao longo das estações do ano, oscilando entre os 20 e os 30ºC; os meses mais frios são entre Dezembro e Março. O vento é presença assídua na Ilha; de Outubro a Junho sopra o Harmattan, um vento seco e poeirento do Saara. Pode ser díficil de acreditar, mas o vento não atrapalha, encaixando perfeitamente na magnitude daquele cenário tropical!

É uma ilha onde se respira calor e alegria. É uma ilha pobre de bens materiais (a população vive de forma muito simples, muitas vezes sem os bens básicos e com limitados cuidados de saúde - não há um verdadeiro hospital), mas rica em paz e harmonia.

IMGP0059.jpg

O aeroporto é pequeno e só tem capacidade para funcionar durante o dia, sob a luz solar. Localiza-se em Rabil, a cerca de 15 minutos da capital e a 10 minutos dos hotéis, a Oeste da ilha. Após aterrarmos somos recebidos pelos agentes de viagens e conduzidos aos respecivos hotéis, a maioria em jipes todo o terreno - este tipo de jipes são quase os únicos veículos que se vêem pela ilha, mais tarde percebemos - é que a maioria das estradas não são alcatroadas!

 

Os três hotéis mais concorridos são o Iberostar Boavista (o nosso eleito e que falaremos muito em breve noutro post), o Hotel Royal Decamerón e o Hotel Riu Karamboa, que ficam na Praia de Chaves, na costa Oeste. É uma ilha ainda pouco explorada pelo turismo, os grandes hotéis (em extensão, não em altura), contrastem com a pureza vulcânica e agreste da ilha.

A Ilha de Boavista é de facto um convite ao puro descanso. Aconselhamos a que escolham um hotel em regime de alojamento e todas as refeições incluídas, pois não terão outras alternativa para as refeições, excepto se se deslocarem a Rabil ou Sal Rei. E descanso é isto mesmo - praia, piscina, Sol, caminhadas, pulseirinha e livre trânsito no Hotel!

Os hóteis têm todos excelentes equipas de animação, que tentam quebrar a nossa inércia e dinamizar a nossa estadia. Muito bom!

 

Os três hotéis que denominámos estão em plena Praia de Chaves, na costa Oeste, numa baía extensa, onde o mar é mais tranquilo do que no resto da Ilha. O areal é longo e as águas límpidas. A Norte desta praia há uma famosa chaminé, que era de uma antiga fábrica de cerâmica (perto do Hotel Rio Karamboa), para Sul (junto ao Hotel Iberostar) não devem deixar de explorar as dunas!

Depois há as excursões! Podem alugar um carro (é melhor um todo o terreno, senão ficarão seguramente atulados) ou motos 4, reservar um táxi ou ir em pequenos grupos, com um guia, num jipe todo o terreno (a nossa opção). Apesar da ilha ser relativamente pequena, a mobilidade é díficil... Há poucas estradas... Os caminhos apenas se adivinham! Let's go adventuring!

 

Durante a nossa excursão por Boavista visitámos:

- Rabil: não deixem de visitar a famosa Olaria-Escola e de comprar uma tartaruga de barro, bem como a Igreja de São Roque (a mais antiga da ilha, construída em 1801). Entre Rabil e a Estância de Baixo encontra-se um extenso vale, sobre uma bacia hidrográfica, rico em tamareiras e coqueiros. Se quiser degustar uma bela lagosta cabo-verdiana, Rabil tem também dois restaurantes afamados para os prazeres do marisco!

IMG_20141105_093541.jpg

IMGP0136.jpg

IMG_20141105_091609.jpg

- Deserto de Viana: é uma zona de dunas e areia branca, moldadas pelos ventos do Saara, com tamareiras e acácias; é um deserto em miniatura, uma paisagem deslumbrante. Se avistarem senegaleses a correr para tentar vender mercadoria, não é miragem, é mesmo realidade!

IMGP0142.jpg

IMGP0154.jpg

 

- Praia de Santa Maria: Norte da ilha, areal extenso e libertador, um mar sem fim, águas mais agitadas, um navio encalhado - o famoso cargueiro espanhol Cabo de Santa Maria, que em 1968 ali encalhou quando seguia para o Brasil. É hoje um dos postais da ilha, um esqueleto de navio encalhado que domina a paisagem!

IMG_20141105_105416.jpg

IMG_20141105_111055.jpg

IMG_20141105_111459.jpg

- Cemitério Judeu: mesmo à entrada de Sal Rei pode-se visitar o pequeno Cemitério Judeu, que é um marco histórico da presença da comunidade Judia em Boavista e que muito contribuiu para o seu desenvolvimento.

 IMGP0189.jpg

- Vila de Sal Rei: é a capital, vila colorida, inspiração europeia, o povo na rua, crianças descalças a jogar à bola, muita curiosidade pelos turistas, muito apelo para entrar nas lojas e mostrar as bancas, pedem moedas, gritam "Benfica / Porto / Sporting", chamam-nos "primos", querem agradar... É o calor de África! Não se esqueçam de comprar um souvenir! Não deixem ainda de visitar o Porto e a Praia de Diante, bem como de avistar o Ilhéu de Sal Rei! Beleza genuína, numa vila que quer crescer para um dia ser cidade!

IMGP0194.jpg

IMGP0196.jpg

IMGP0212.jpg

IMG_20141105_122128.jpg

IMGP0213.jpg

 

Se forem para o Sul da ilha podem ainda visitar:

- Morro de Areia: o deserto à beira mar, um oceano de areia. Beleza pura, beleza rara!

- Pico de Estância: o ponto mais alto da ilha, com 390 metros de altura.

- Praia de Santa Mónica: a fazer lembrar os areais da Califórnia. Deslumbrante, praia virgem, areia fina, águas límpidas, belos cardumes. Esta é uma das praias seleccionadas pelas tartarugas para a desova, que ocorre durante a noite e com maior incidência nos meses de Verão. Há excursões nocturnas organizadas por biólogos, para assistir a este momento único. Nalgumas praias do Sul podem também ser avistados tubarões.

IMGP0219.jpg

IMGP0317.jpg

Uma semana na Ilha de Boavista, com partida de Lisboa / Porto, na TAP ou TACV, em regime de tudo incluído oscila entre os 800 e 1000 euros, mediante a época do ano.

 

Em suma, Boavista é um convite irrecusável à inércia e ao bronze, sob um céu azul, noites quentes e estreladas, extensos areais e um mar azul sem fim!

IMGP0090.jpg

 (Fotos de O melhor blog do mundo)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:34



Mais sobre mim

foto do autor


Sigam-nos


O melhor blog do mundo


Instagram




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Links

  •  




  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.