Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Voltinhas pela Galiza

11.12.17 | Os bloggers

Depois de 2 dias em Santiago de Compostela regressámos calmamente até Portugal e parámos nalguns pontos estratégicos.

O primeiro sítio em que parámos, e que vamos querer um dia voltar, foi a Ilha da Toxa (ou Toja), junto ao Grove. Conhecem?

DSC03525.jpgDSC03527.jpg

Trata-se de uma pequena Ilha, banhada pela Ria de Arousa, onde consta que se cria o melhor marisco do mundo. Neste pequeno pedaço de terra há a promessa de poder desfrutar de bons hotéis, centros de spa, de praia para a Ria de Arousa ou de apanhar um barco para aproveitar os prazeres de um simples passeio ou visitar os viveiros de marisco. Ficámos curiosos!

A Ilha da Toxa está ligada a terra por uma ponte que a liga ao Grove. O Grove tem um importante porto pesqueiro que serve a Ria. Daqui podem apanhar-se inúmeros barcos que levam os turistas até aos viveiros de marisco, principalmente de mexilhão. Muitos destes passeios incluem degustações de marisco. Para além disso no Grove é possível apanhar barcos para algumas das Ilhas da Galiza, como as famosas Ilhas Cíes. Quando passámos por este local estava tudo muito parado, por ser Outuno, mas percebemos que no Verão há imensos barcos a sair com turistas para as mais diversas actividades.

DSC03530.jpgDSC03533.jpg

Continuámos a nossa viagem com destino a Vigo e com uma breve paragem em Pontevedra.

DSC03534.jpg

Em vigo percorremos a pé a principal rua de comércio da cidade (Príncipe), onde é possível apreciar alguns marcos da cidade.

O passeio demorou cerca de 1 hora e começou na confluência das ruas Urzáiz e Príncipe, cujo pitoresco poste de iluminação, desenhado por Jenaro de la Fuente em 1932, é um dos pontos de encontro habituais dos Vigueses. Do mesmo local é possível apreciar o Museu de Arte Contemporâneo de Vigo, outrora prisão e tribunal.

DSC03544.jpgDSC03545.jpg

Mais à frente encontramos o Sireno, escultura do galego Francisco Leiro, que representa a união dos Vigueses com o mar através de um híbrido entre homem e peixe, um dos símbolos da cidade. Mais à frente encontramos a Praça da Princesa e a Praça da Constitucion, locais genuínos. Pelo caminho cruzámo-nos com o Dinoseto, um arbusto na forma de um simpático dinossauro com a sua cria.

DSC03547.jpgDSC03549.jpgDSC03555.jpgDSC03562.jpgDSC03569.jpg

Estava na hora de voltar para o carro e o próximo destino foi a zona das praias de Vigo. Daqui apreciámos bem de perto a silhueta da Ilha de Toralla e das Ilhas Cíes, conhecidas como o maior tesouro da Ria de Vigo, escondendo algumas das mais belas praias do mundo. Estas ilhas só estão abertas ao público no Verão e têm regras de utilização restritas, no sentido de preservar o património ambiental, com uma fauna e flora únicas.

DSC03575.jpgDSC03576.jpgDSC03577.jpg

Temos imensa curiosidade de conhecer as Ilhas Cíes, por isso tencionamos voltar num dos próximos Verões até à Galiza. Por agora ficou feito o reconhecimento do terreno!

E vocês, já andaram por estas paragens?

Que segredos nos contam?

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram

 

3 comentários

Comentar post