Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

World Press Photo em Português

18.02.16 | Os bloggers

Hoje, como amantes de fotografia, não podíamos deixar passar esta data especial sem fazer referência ao resultado do concurso de fotojornalismo mais importante do mundo. 

A revelação dos vencedores do concurso World Press Photo é um dos momentos mais aguardados pelo mundo da fotografia e este ano tem um registo Português!

Sem Título.png

Ao todo estavam a concurso 82,951 fotografias de 5,775 fotógrafos de 128 países e deste imenso universo foram premiadas 6 fotos para cada uma das seguintes categorias, Contemporary Issues, Daily Life, General News, Long-Term Projects, Nature, People, Sports, Spot News além do prémio principal de World Press Photo of the Year.

 

O prémio World Press Photo of the Year foi arrecadado pelo Australiano Warren Richardson com o trabalho "Hope for a New Life" que podemos ver em baixo.

Mas, este ano, temos novamente um Português premiado, o fotojornalista Mário Cruz, que se junta a outros quatro Portugueses premiados no passado e que são, Eduardo Gageiro (1974), Carlos Guarita (1994), Miguel Barreira (2007) e Daniel Rodrigues (2013).

Mário Cruz arrecadou o primeiro prémio na categoria Contemporary Issues com o trabalho "Talibes, Modern-day Slaves" (foto em baixo). Este trabalho retrata a escravatura dos "talibés" no Senegal e na Guiné-Bissau. Os "talibés" são rapazes entre os 5 e os 15 anos que vivem em escolas islâmicas e que, a pretexto de receberem uma educação corânica, são obrigados a mendigar pelas ruas, entregando os seus ganhos diários.

Aproveitamos esta forma para dar os parabéns a Mário Cruz por esta distinção e pela coragem de denunciar este tipo de situações que ocorrem um pouco por todo o globo em pleno século XXI. 

Todos os premiados podem ser consultados no site oficial World Press Photo.

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

 

4 comentários

Comentar post