De visita ao Convento de Cristo
A memória de visitar o Convento de Cristo em Tomar remontava aos nossos tempos de infância, pelo que depois da visita às Grutas de Mira de Aire, decidimos rumar até Tomar para rever a cidade e os seus pontos de interesse.
A história do Convento de Cristo está intimamente relacionada com a presença dos Templários em Portugal. O início da sua construção remonta ao século XII, mais propriamente a 1160, tendo sido ampliado e expandido nos séculos seguintes.
Trata-se de um conjunto arquitectónico que inclui diversos espaços, que espelham os séculos de ocupação e crescimento do local, com características românicas, góticas, manuelinas, renascentistas e maneiristas.
Pelo seu elevado valor histórico e arquitectónico é considerado Monumento Nacional e Património Mundial.
A "jóia da coroa" do Convento de Cristo é a sua famosa Janela Manuelina, ponto obrigatório de paragem para a foto.
Além da Janela Manuelina, destacamos os enormes corredores da hospedaria, o Claustro de D. João III com a sua belíssima fonte de 2 taças sobrepostas sobre uma plataforma octogonal e o refeitório, onde se destacam as enormes mesas de pedra.
Gostámos de revisitar o Convento, mas como pontos menos positivos e com potencial para melhorar, temos que destacar o facto de existir parquímetro junto ao Convento de Cristo, numa zona alta da cidade, onde apenas existe o Convento. Se já se paga entrada para a visita porquê pagar o estacionamento? Ainda por cima sem existir qualquer tipo de informação de quanto tempo demora a visita... Outro ponto é o facto da visita em si não ter um percurso definido ou um panfleto orientativo, chegando a um local em que há várias opções de trajecto, sendo fácil deixar escapar algumas salas do percurso da visita...
O Convento de Cristo está aberto praticamente todos os dias (encerra nalguns feriados), das 09:00 até às 17:30 ou 18:30, consoante a altura do ano. O bilhete individual de adulto fica por 6 euros. Demorámos cerca de 2h a visitar todos os cantos e recantos do Convento.
Já conhecem o Convento de Cristo?
Bons passeios!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.