Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Descobrimos o Chá Português

05.01.16 | Os bloggers

Sabiam que se produzia chá em Portugal?

Nós tinhamos uma leve ideia, nada de muito concreto, mas de facto já tínhamos provado estes chás. Mas agora sabemos tudo, porque fomos conhecer as duas produtoras de chá nacional.

DSC09437.jpgPlantação de chá (Gorreana)

 

Fomos conhecer as fábricas de chá Gorreana e Porto Formoso, no Norte da Ilha de São Miguel nos Açores.

O chá chegou aos Açores do final do século XIX, numa altura em que surgiu a necessidade de novas fontes de rendimento na agricultura, como alternativa para a crise na produção de laranja. O clima era favorável e havia mão de obra. Sob a batuta de dois mestres Chineses, deu-se início à produção de chá em São Miguel.

 

Nos Açores produz-se chá preto (de 3 tipos - Orange Pekoe, Pekoe, Broken Leaf) e chá verde, a partir da "Camellia sinensis" e através da tecnologia de outros tempos.

Visitámos a Gorreana, que labora desde 1883 e que detém o título de mais antiga fábrica de chá da Europa. Na visita ao espaço pudemos conhecer a tecnologia utilizada na produção de chá, degustar o chá produzido e ver a plantação de chá.

DSC09443.jpg

DSC09425.jpg

DSC09427.jpg

DSC09429.jpg

 

Conhecemos também a fábrica de chá Porto Formoso. Nasceu na década de 1920, laborou até 1980. Depois de uns anos fechada, renasceu em 2001. Tivemos direito a uma visita guiada pelas instalações da fábrica, onde vimos a maquinaria e o laboratório (que assegura a qualidade do chá produzido). No final degustámos um dos chá produzidos o "broken leaf" (chá preto suave), numa pitoresca sala de chá. Óptimo!

DSC09444.jpg

DSC09448.jpg

DSC09449.jpg

DSC09453.jpg

DSC09456.jpg

 

Em ambas as fábricas assistimos também a vídeos explicativos acerca do processo de produção do chá, desde a apanha das folhas, até à oxidação, secagem e embalamento. Muito interessante!

É de assinalar que estas empresas produzem chá não só para consumo interno, mas também para exportação.

 

Além de ficarmos a conhecer todo o processo de fabrico do chá açoreano, ambas as fábricas têm vistas deslumbrantes para as plantações de chá e sempre o mar como fundo.

Se forem a São Miguel, não deixem de conhecer e degustar estes maravilhosos chás nacionais!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

 

5 comentários

Comentar post