Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Duna da Cresmina

23.08.17 | Os bloggers

Somos fãs da Praia do Guincho, principalmente pela sua paisagem envolvente mas também pelo mar que é mais parecido com o tipo de mar com que crescemos na Figueira da Foz. No entanto, para conseguirmos fazer praia no Guincho é preciso que os astros estejam todos alinhados para não estar uma tempestade de areia que envergonha as tempestades de areia do deserto!!

Na última vez que tentámos fazer praia por lá, os astros estavam mesmo loucos! Em vez de nos estendermos ao sol, recebemos um esfoliação a jacto de areia nas pernas, tal era a força do vento!! Já para os amantes do Windsurf e do Kitesurf, estava de feição!

DSC00651.jpg

A vantagem da Praia do Guincho é que numa situação destas, existem à volta e bem pertinho outras opções para se passar uma tarde relaxada, como alguns parques de merendas para piquenicar, ou então, passear e desfrutar da paisagem da Duna da Cresmina.

DSC00666.jpg

A Duna da Cresmina, inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, é uma pequena parcela do sistema dunar Guincho-Oitavos. Este sistema dunar destaca-se pela passagem das areias na plataforma rochosa do Cabo Raso, empurradas pelo vento desde a praia da Cresmina e do Guincho, retornando ao mar mais a Sul, entre Oitavos e Guia.

DSC00674.jpgDSC00683.jpg

Na Duna da Cresmina existe um Núcleo de Interpretação que tem o objectivo de dar a conhecer a fauna, a flora e o sistema dunar através de uma exposição fixa. Aqui existe também um bar de saladas / creperia, aberto todo o ano, com uma vista 180º que se estende desde o Cabo Raso até à Serra de Sintra, que se pode desfrutar dentro do espaço ou na esplanada envidraçada.

IMG_20170815_170209.jpgDSC00685.jpgDSC00686.jpg

Ao longo da duna existem passadeiras que permitem passear e observar a fauna e a flora. É possível observar algumas aves, nomeadamente a Alvéola-branca, o Borrelho-grande-de-coleira ou o Cartaxo, mas mais fácil de observar é a Lagartixa-da-areia. No que respeita a plantas, as mais fáceis de identificar são a Raíz-divina, o Cardo-marítimo e o Miosótis-das-praias, podendo-se observar outras espécies.

DSC00692.jpgDSC00669.jpgDSC00670.jpgDSC00671.jpgDSC00673.jpg

Se passarem pelo Guincho, "percam-se" por este pequeno "deserto" ou se preferirem, podem optar por uma visita guiada, mas esta requer marcação prévia.

DSC00684.jpg

Bons passeios!

 

Morada:

Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina

Rua da Areia, Cresmina

Guincho-Cascais

Coordenadas:

38°43'35.415" N

9°28'15.909" W

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.