Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Fomos à Aldeia da Vista Alegre

12.12.18 | Os bloggers

Já conhecíamos a Aldeia da Vista Alegre em Ílhavo, mas nunca tínhamos visitado o Museu e a Capela da Vista Alegre. Foi depois do nosso passeio no Luso que fomos até ao berço da Vista Alegre.

vista-alegre-1.jpg

Esta distinta marca de porcelana portuguesa nasceu em 1924, através de José Ferreira Pinto Basto e hoje em dia leva o nome de Portugal a todos os cantos do mundo.

vista-alegre-1-2.jpg

O bilhete conjunto para o Museu e Capela (ou separado, se preferirem) adquire-se no recinto do Museu e fica por 6 euros.

vista-alegre-1-3.jpg

Começámos por visitar a Capela da Nª Sª da Penha de França. A visita é guiada e feita à porta fechada. Trata-se de uma Capela privada, com características distintas, que a tornam única, como os torreões em jeito de Catedral, o presépio no altar principal com a figura de Deus e as pinturas no tecto... Muito bonita!

vista-alegre-1-5.jpgvista-alegre-1-6.jpg

Seguimos para o Museu. O percurso inicia-se junto aos antigos fornos, onde podemos admirar a sua imponência e ver o seu interior.

vista-alegre-1-9.jpgvista-alegre-1-10.jpg

De seguida somos conduzidos por várias salas, onde ficamos a conhecer a história e evolução da Vista Alegre, ao mesmo tempo que apreciámos diversas obras icónicas de cada estilo e cada década. 

vista-alegre-1-12.jpgvista-alegre-1-13.jpgvista-alegre-1-11.jpgvista-alegre-1-14.jpgvista-alegre-1-15.jpgvista-alegre-1-16.jpgvista-alegre-1-17.jpgvista-alegre-1-18.jpg

Na exposição está também patente a vida social da aldeia. Foi aqui que nasceu o clube de futebol Sporting Club da Vista Alegre, onde todos os anos se celebra a Festa da Vista Alegre que coincide com o aniversário da implantação da fábrica e foi também nesta aldeia que nasceu o mais antigo corpo privado de bombeiros do país. 

vista-alegre-1-19.jpgvista-alegre-1-20.jpgvista-alegre-1-21.jpg

No final da visita é possível visitar a Oficina de Pintura Manual onde estão alguns artistas a pintar peças exclusivas da marca, aqui não se pode fotografar, por isso têm mesmo de visitar para apreciar a beleza de um trabalho tão minucioso.

vista-alegre-1-22.jpg

A visita termina numa magnífica Loja da Vista Alegre, onde se podem aquirir todos os produtos das colecções em venda. Parece um segundo museu!

vista-alegre-1-23.jpg

Para descansar um pouco, é importante destacar que em anexo existe uma Cafetaria.

Mas ainda não é tudo, existe uma Loja Outlet da Vista Alegre e uma Loja Bordalo Pinheiro, que merecem igualmente uma visita.

vista-alegre-1-7.jpgvista-alegre-1-8.jpg

Para quem quiser levar a experiência ainda mais a sério, podem sempre pernoitar no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

Bons passeios!

 

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.

 

8 comentários

Comentar post