O esplendoroso Forte (Hospital) do Outão
Título estranho, pensam muitos de vocês...
Sim, o título pode parecer confuso, mas espelha a realidade, pois nem sempre os hospitais nascem nos sítios mais prováveis.
Em plena encosta marítima da Arrábida, de olhos postos no mar, com um alcance infinito para o oceano e mágico para Tróia, nasceu o Forte de Santiago de Outão, cuja primeira pedra foi lançada no reinado de D. João I, por volta do ano 1390.
O Forte do Outão cresceu ao longo dos séculos, apresentando quase sempre funções de vigia e de defesa, não lhe faltando um típico farol.
Em fases diferentes do século XIX chegou a servir de prisão e posteriormente de residência de veraneio de uma família da nobreza. Por volta do ano de 1900 foi convertido no Sanatório Marítimo de Outão e uma década depois em Hospital Ortopédico, função que conserva até aos nossos dias - Hospital Ortopédico Sant'Iago Outão (que pertence ao Centro Hospitalar de Setúbal).
Há poucos dias tivemos a sorte de conhecer este espaço. Como não foi no contexto de qualquer maleita ortopédica, só trouxemos boas recordações.
As vistas são soberbas. O calor e luminosidade que se faziam sentir ajudaram a compor a moldura. Ficámos deliciados com a existência de uma pequena praia privada, de águas transparentes e com Tróia como pano de fundo. Vimos vários barcos a desfrutar do Verão e alegres gaivotas esvoaçantes!
Há mesmo belas preciosidades neste nosso Portugal!
Bons passeios!
Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.