Piódão, uma aldeia mágica
Depois de uma visita à Serra da Estrela, que estava coberta de neve (bonita, como sempre!), descemos em direcção a Cabeça (a primeira Aldeia Led de Portugal), passámos por Casal do Rei e Foz d'Égua, até chegarmos ao nosso destino - Piódão. E assim desvendamos (como prometido) o nosso destino!
As beleza destas aldeias, imortalizada pelo tempo e com a neve como pano de fundo, transmitem uma sensação de paz e plenitude, que só se consegue quando se está em plena hamornia com a natureza.
O contraste da pedra do xisto, com o verde dos sucalcos das encostas e os picos de neve lá ao fundo produzem um quadro de grande beleza.
Chegámos a Piódão, também apelidada de "aldeia presépio".
Calcurreámos as ruas e ruelas do Piódão e parámos num dos cafés locais para lanchar uma sandes de presunto. Para casa trouxemos uma torta de batata. Estavam muitos visitantes, como nós, a conhecer e apreciar a beleza do local.
Concordamos a 100% com uma placa informativa que descobrimos na aldeia: "Subindo pela escarpa abrupta em forma de anfiteatro, humildemente entalhada na paisagem que a envolve, a aldeia mantém ainda o traçado antido e irregular, tão característico das aldeias medievais. A sensação de harmonia e integração no meio é de tal forma intensa, que tudo parece ter sido concebido de uma só vez, numa genial composição urbanística. Ruas estreitas e sinuosas abrem-se aqui e além em recantos diversificados. Solta-se à vista do chão de xisto, as paredes das casas e os telhados, apenas o azul forte das portas e dos frisos das janelas. As casas descem de socalco em socalco, para se alargarem então na vasta praça que constitui o centro da aldeia, onde se ergue a Igreja Matriz." Não há melhor descrição do que esta!
Já conhecem este belo recanto "escondido" de Portugal?
Apreciem as fotos e dêem lá um saltinho!
Bons passeios!