Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Portugal Escondido | Descobrimos Flamingos!

02.11.15 | Os bloggers

Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 a 150 cm, com plumagem que vai de branco a rosa vivo. Alimentam-se de algas e pequenos crustáceos, que contêm carotenos, responsáveis pela cor das penas dos flamingos. Estas belas aves conseguem viver em zonas de grande salinidade.

DSC08844.jpgE foi numa dessas zonas salinas que fomos encontrar os "nossos" Flamingos, no estuário do Mondego, mais precisamente na Ilha da Morraceira, na Figueira da Foz. Um local de grande beleza, paz e serenidade, constituído por vastas extensões de sapais, caniçais, salinas, piscicultura e arrozais.

DSC08836.jpgOs flamingos existem em zonas de rara beleza, que valem de facto a pena conhecer. Levem uma máquina fotográfica com zoom, alguma paciência e preparem-se para caminhar. Os flamingos reagem facilmente a qualquer pequena variação no seu habitat e começam discretamente afastar-se da nossa direcção!

DSC08850.jpgDSC08861.jpgEm Portugal podemos encontrar flamingos nalgumas zonas húmidas do Litoral Centro e Sul, como:

- Litoral Centro: Ria de Aveiro e Lagoa de Óbidos, para além do estuário do Mondego.

- Lisboa e Vale do Tejo: estuário do Tejo (Ponta da Erva, Pancas, Ribeira da Enguias, sapal de Corroios, Parque do Tejo ou salinas de Alverca).

- Alentejo: estuário do Sado, Lagoa de Santo Andé ou Lagoa dos Patos.

- Algarve: Ludo, reserva de Castro Marim, Ria de Alvor, estuário do Arade ou Lagoa dos Salgados.

DSC08866.jpg

Divirtam-se!