Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Melhor Blog do Mundo

Porque as coisas boas da vida têm mais sabor quando são partilhadas...

Um dia em Évora

16.03.16 | Os bloggers

Os dias estão maiores, o Sol voltou, já cheira a Primavera e nós aproveitámos logo para uma breve escapadinha!

Desta vez o destino foi o "coração" do Alentejo, Évora.

Conhecíamos a cidade de visitas anteriores, mas nunca a tínhamos explorado como desta vez.

Évora é uma cidade cheia de história, com ruas pitorescas, casario branco típico da região, igrejas majestosos e praças enormes e cheias de vida.

Já chegámos ao final do dia e o hotel escolhido para passar a noite foi o M'AR De AR Muralhas que fica junto à entrada da cidade e apesar do estacionamento no hotel ser pago, é fácil estacionar a cerca de 5 minutos a pé e de forma gratuita.

Entrámos na cidade pela Porta do Raimundo e o nosso primeiro destino foi a Praça do Giraldo onde se situa o Posto de Turismo. Apesar de termos feito o trabalho de casa sobre os pontos turísticos, um mapa dá sempre jeito.

Já de mapa na mão, começámos a nossa jornada pela cidade.

1 - A Praça do Giraldo é a praça central da cidade, ladeada por bonitas arcadas, num dos topos tem a Igreja e a Fonte de Santo Antão e no centro é preenchida por mesas dos cafés e restaurantes. É uma praça cheia de vida dia e noite.

2 - Seguimos pelas ruas até à Praça de Sertório onde se encontra a Câmara Municipal instalada num bonito edifício do século XIX e as Termas Romanas.

3 - Largo Conde Vila Flor. É provavelmente o local mais conhecido de Évora porque é neste largo que se encontram as ruínas do Templo Romano. Neste largo também encontramos a Biblioteca Pública, a Igreja e Convento dos Lóios (Pousada), o Museu do Palácio dos Duques de Cadaval e um jardim com vista sobre a parte Norte da cidade.

4 - Descemos a rua e chegamos à Catedral de Évora. Um edifício romano-gótico majestoso dos Séculos XIII-XIV. A entrada é paga e tem diversas preços conforme o que se quer visitar. Nós não entrámos, porque tinhamos outros planos, ficou para uma próxima visita.

5 - Páteo de São Miguel, onde podemos admirar a beleza do Solar dos Condes de Basto e aproveitar a vista do miradouro.

6 - Seminário e Colégio do Espírito Santo / Universidade de Évora

7 - Largo da Porta da Moura, onde podemos admirar a beleza de uma janela manuelina-mudéjar.

8 - Largo da Graça, onde se destaca o encanto da fachada renascentista da Igreja da Graça.

9 - Praça de S. Francisco, onde se podem visitar várias atracções, das quais destacamos a Igreja Real de S. Francisco (Séc. XV-XVI) e o Claustro Gótico Capela dos Ossos (Sec. XVII).

10 - O belíssimo Jardim Público e Palácio D. Manuel, ideal para descansar os pés e desfrutar da natureza no meio da cidade.

10 - Cerca Medieval de Évora, é visível em torno da cidade.

11 - Aqueduto da Água da Prata, troço monumental (1533-37).

12 - Pelo caminho entre estes pontos turísticos, atravessámos ruas, pequenas praças e admirámos pequenos detalhes históricos de propriedades privadas que também merecem destaque.

Além do interior da Catedral, ficou por visitar o Forte de Santo António e o Recinto Megalítico dos Almendres. Assim já temos pelo menos 3 excelentes "desculpas" para voltarmos a esta bela e pacata cidade alentejana .

Claro que com toda esta caminhada, tivemos de parar para recarregar as energias com umas iguarias típicas que terão o devido destaque num próximo post.

Podem consultar aqui os Horários e Preçário dos locais a visitar.

Acompanhem-nos também no Facebook e no Instagram.